quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Etapas do Processo de Escrita
O que precisa saber para escrever um bom texto
1ª Etapa - Pré-Escrita/Planificação - Nesta fase registarás sem grandes preocupações, as tuas primeiras ideias, impressões, intenções. É neste momento que deves fazer um plano para a produção do teu texto, ou seja, deves reflectir sobre o que irás escrever e sobre a maneira como irás estruturar a tua redacção.
2ª Etapa – Escrita/ Textualização - Nesta fase darás forma às ideias que surgiram na etapa anterior. Organizá-las-ás num todo coeso e coerente.
3ª Etapa - Revisão/Correcção - O processo de revisão correcção terá duas operações distintas: 1ª Procura de defeitos, erros ou imperfeições; 2ª Revisão ou reformulação. Neste momento deverás tentar detectar, com a ajuda da professora, as imperfeições ou os erros e os defeitos do texto que elaboraste ou estarás a elaborar e reformulá-los de modo a aperfeiçoar a tua produção escrita. Esta etapa será o momento de entreajuda, de cooperação, de reescrita. Tem como finalidade tornar o texto mais coerente e correcto. Será, então, uma tarefa de auto e heterocorreção. Poderás, também, ler os teus textos para os teus colegas depois de completamente revistos.
4ª Etapa – Avaliação - Será a resposta qualitativa do professor ao trabalho realizado por ti e pelos teus colegas.

 Ficha informativa retirada de "Oficinas de Escrita - Modos de Usar" António José Leite Vilas-Boas Edições Asa

Sem comentários:

Enviar um comentário